GABIGOL É SUSPENSO POR 2 ANOS POR TENTATIVA DE MANIPULAR EXAME ANTIDOPING

A pena começou a valer a partir de de abril de 2023, ou seja, ele poderá ficar parado até abril de 2025

O atacante Gabriel Barbosa foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude do exame antidoping. O julgamento, que se iniciou na última semana, teve seu final nesta segunda-feira (25), com o anúncio da punição ao atleta do Flamengo. Cabe recurso por parte do clube.

A pena começou a valer a partir de de abril de 2023, ou seja, ele poderá ficar parado até abril de 2025. Ela foi aprovada por placar apertado no julgamento: 5 a 4. Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que faz referência a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação, portanto Gabi teve, teoricamente, sua punição atenuada.

A denúncia ao jogador foi realizada em dezembro, e a defesa foi enviada no final de janeiro deste ano. Gabi foi defendido pela equipe do advogado Bichara Neto, que também este junto com Paolo Guerrero quando o peruano foi punido por doping nos tribunais da Fifa, em 2017.

O caso de Gabigol aconteceu no dia 8 de abril de 2023, quando o atacante foi acusado de demorar para a realização do exame e não seguir os procedimentos indicados

– Entendemos que a suspensão de um atleta por dois anos, sem que tenha sido encontrada substância proibida em seus exames, é uma medida extrema para um caso que parece mais de desrespeito ao Oficial de Controle de Doping do que propriamente de tentativa de fraude ao processo de controle de dopagem – diz Gabriel Caputo, advogado especialista em direito desportivo, em texto enviado à TNT Sports Brasil.

Para outro advogado, Maurício Corrêa da Veiga, por outro lado, a punição foi corretamente aplicada, mas há chances de o jogador ser absolvido.

– Apesar das chances reduzidas de reversão da decisão, considerando a gravidade da infração cometida, teoricamente é possível uma absolvição. No entanto, é importante ressaltar que, caso haja recurso por parte do atleta, a pena não poderá ser aumentada, conforme estabelecido pelas normas – comentou.

VEJA A NOTA OFICIAL DO FLAMENGO ABAIXO:

O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

Porto Velho e União Cacoalense vencem no Campeonato Rondoniense

Apenas três gols foram marcados neste fim de semana pelo Campeonato Rondoniense. Ji-Paraná e Porto…

Omar Feitosa deixa Ji-Paraná e quem assume Márcio Parreiras ex Porto Velho

Em nota oficial através das suas redes sociais, o Ji – Paraná anunciou que o…

Indígenas recebem apoio do presidente Heitor Costa para filiação junto à FFER

A ADIJIPA, Associação Desportiva Indígena de Ji-Paraná composta por indigenas do povo Araras e Gavião…