Náutico usa time misto contra Botafogo/PB e foca Estadual


Além de vitórias, a situação do Náutico na Copa do Nordeste exige matemática. Terceiro colocado no Grupo C, com quatro pontos, o Timbu está a uma distância de cinco pontos do vice-líder Bahia e seis, do líder Botafogo/PB. A diferença para a equipe paraibana pode até ser diminuída, às 21h15 desta quinta-feira (22), na Arena de Pernambuco. Mas a condição permanecerá difícil. Sendo assim, é possível que o torcedor alvirrubro veja em campo uma equipe bastante modificada pelo técnico Roberto Fernandes. A ideia é poupar atletas titulares para compromissos de competições que estão ao alcance do Timbu. Um exemplo: a semifinal do Pernambucano que será disputada no domingo, contra o Salgueiro.

O mau início na Copa do Nordeste - momento bem diferente do vivido hoje pela equipe, com cinco vitórias e nenhuma derrota, em seis jogos - colocou o Náutico nesta situação. Caso consiga vencer o Botafogo/PB, a diferença de pontos para o adversário diminui em três pontos. Apesar de a classificação ser alcançável, já que restará mais um jogo para completar a fase de grupos da competição, o último encontro dos concorrentes alvirrubros será justamente entre si. E basta um empate entre Bahia e Botafogo para que ambos se classifiquem - impedir isso significaria ao Timbu, além de vencer os dois jogos que restam, tirar uma diferença de saldo de gols de cinco tentos para o Tricolor de Aço.

Ciente de todo este cenário, o técnico Roberto Fernandes levantou a possibilidade de poupar alguns atletas para o jogo desta noite. O meia-atacante Wallace Pernambucano, inclusive, deve ser um desfalque certo. O jogador segue em observação, após sofrer uma pancada na cabeça diante do Afogados. Ele chegou a desmaiar e precisou ser substituído. "Por causa do 'apagão', ele (Wallace), inicialmente, está mantido em observação. Ainda estamos aguardando a evolução dele", afirmou o médico alvirrubro Raphael Burlamaqui. "Toda vez que um jogador tem um desmaio em campo a conduta e retirá-lo da partida e mantê-lo em observação para ver se ele tem algum episódio de alteração neurológica. Isso é uma orientação da CBF. Mas até agora ele não apresentou nenhuma alteração."

Quem estava entregue ao departamento médico foi o lateral-direito Thiago Ennes. O jogador apresentou um quadro de furúnculo na região do abdômen, que já foi retirado. Assim, o atleta está liberado. Pelos próximos 15 dias, no entanto, o Náutico não poderá contar com o zagueiro Bruno Calixto. O defensor, que já não jogou contra o Afogados no domingo, por conta de dores na coxa, teve uma lesão muscular confirmada. Sendo assim, o atleta não poderá atuar pelos próximos três jogos do Timbu, na temporada.

Em outros casos, a opção de Roberto Fernandes por poupar atletas acontecerá para evitar respectivos desgastes musculares. Um dos escolhidos deve ser o volante Wendel. Ele, no entanto, se colocou a disposição para o jogo desta noite. "Venho de uma sequência pesada para quem estava parado há muito tempo. Mas me senti bem durante os noventa minutos e isso me deixa satisfeito. Foi apenas o meu terceiro jogo e a cada dia estou crescendo fisicamente e isso é bom. Roberto não comentou nada comigo com relação à equipe que ele vai usar, mas fiz um fortalecimento e estou à disposição para ajudar", afirmou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.